Oscilante em casa, Sport recebe o líder Galo, de melhor campanha fora

sábado, 21 de julho de 2012 0 comentários

bruno aguiar sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)


A missão do Sport não será fácil: ter que parar o líder isolado do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG, que tem 25 pontos, dois a mais que o vice-líder, o Vasco, e aproveitamento superior a 83%. A boa campanha dos mineiros, inclusive, foi construída pelo bom desempenho fora de casa: dos 15 pontos possíveis, 12 foram conquistados, melhor performance de todos os times da Série A. O Leão, para ficar alheio a isso tudo, usará o “fator torcida” para conseguir os três pontos dentro de casa, neste sábado, às 18h30m (de Brasília), na Ilha do Retiro.

O time de Vágner Mancini ainda não se encontrou na competição. Com 12 pontos em dez jogos, na 12ª posição, o rubro-negro no momento está mais ameaçado pelos times da parte de baixo da tabela do que ameaça os que estão acima. A diferença para o Figueirense, primeiro no Z-4, é de quatro pontos, enquanto para o Grêmio, que fecha o G-4, é de seis. O Leão, dentro da Ilha do Retiro, tem desempenho igualmente mediano: apenas oito dos 15 pontos disputados, aproveitamento de pouco mais de 53%.


Sem desfalques para o jogo, mas também sem tempo o suficiente para treinar as mudanças que prevê para a partida, uma vez que a derrota para os gaúchos foi nessa quarta-feira, Vágner Mancini não adiantou que time joga. A expectativa, no entanto, é de um time mais ofensivo.

Já o Atlético-MG, além de se amparar nos bons números, sejam eles vistos por qualquer aspecto, terá um retorno importante para o jogo. O atacante Jô, suspenso na última rodada, volta ao time titular. Além disso, o técnico Cuca tem uma boa dúvida para o meio-campo: Danilinho, que se encaixou no esquema do treinador atleticano, ou Guilherme, que voltou bem na última partida, mesmo no ataque. Na última rodada, vitória atleticana sobre o Internacional: 3 a 1.

Sport e Atlético-MG terá transmissão pelo SporTV, para todo o país, menos para o estado de Pernambuco. O Canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite a partida, para todo o Brasil, a partir das 18h20m. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 18h.

1ª RODADA Pouco para os dois: Sport e Fla empatam na estreia no Brasileirão

domingo, 20 de maio de 2012 1 comentários

No reencontro com a Primeira Divisão depois de dois anos, o Sport queria mais. Vinte e sete dias após as eliminações na Libertadores e no Carioca, o Flamengo precisava dar uma resposta aos torcedores. Nem lá, nem cá. Neste sábado, os clubes rubro-negros estrearam com um empate por 1 a 1 no Campeonato Brasileiro. Na Ilha do Retiro, no Recife, os gols só saíram no segundo tempo: Marquinhos Gabriel abriu o placar para o Leão, e Vagner Love empatou para os cariocas. Os pernambucanos foram melhores na maior parte do jogo, mas não souberam segurar a vantagem e aproveitar a empolgação da torcida. Foram 28.636 presentes, e renda de R$ 606.770.

Apesar de voltar ao Rio com um ponto na bagagem, o time de Joel Santana ficou devendo na estreia. E poderia ter sido pior, se não fosse a ótima atuação do goleiro Paulo Victor, sobretudo na primeira etapa. O tempo livre, sem um joguinho sequer no período de quase um mês, não foi suficiente para corrigir erros cometidos no primeiro semestre. A primeira impressão deixa claro: há muito trabalho a fazer. Apagado em campo, Ronaldinho ficou satisfeito com o resultado e gostou da participação de Deivid, que entrou na segunda etapa:

- Com a entrada do Deivid, tivemos a oportunidade de criar mais chances. Estamos felizes porque foi um empate fora de casa. Temos que ajeitar a forma de jogar e dar moral aos garotos que estão chegando - disse R10 à Rádio Globo.

Autor do gol do Sport e jogador que mais finalizou na partida, Marquinhos Gabriel achou que a equipe recuou depois de abrir vantagem, mas viu com bons olhos o resultado final.

- Foi um jogão, era lá e cá. Nós nos retraímos no segundo tempo, mas valeu pelo empate, por enfrentarmos uma grande equipe - afirmou.

Na segunda rodada, o Flamengo recebe o Inter, sábado, às 18h30m, no Engenhão. No dia seguinte, o Sport visita o Santos na Vila Belmiro, às 16h.

Se não fosse Paulo Victor...

Um ano que teima em não terminar para Sport e Flamengo. É 1987. Seja no Recife, seja no Rio, sempre que os rubro-negros se enfrentam a polêmica dá as caras. Neste sábado, a chance de provocar foi dos torcedores do Leão. Durante o aquecimento da equipe carioca, o locutor do sistema de som da Ilha do Retiro berrou repetidas vezes que o clube pernambucano é o campeão brasileiro daquela temporada, como reconhece a CBF. Na entrada do time em campo, uma das torcidas organizadas exibiu uma faixa com números e letras garrafais: ‘87 é nosso’.

O primeiro tempo foi do Sport. Não chegou a ser uma superioridade gritante, mas os donos da casa fizeram mais pressão, chutaram mais vezes (sete finalizações contra três do adversário), se apresentaram mais dispostos. Foram pelo menos cinco ótimas oportunidades a partir dos 20 minutos. Não fosse Paulo Victor, substituto de Felipe, o placar não teria ficado em branco. O goleiro foi seguro e fez grandes defesas. Parou, em sequência, Marquinhos, Edcarlos e Thiaguinho. Este último num lance que começou com uma cobrança de falta ruim de R10. O atacante armou um contra-ataque para o adversário e não ajudou na marcação.


Vagner Love Flamengo x Sport (Foto: André Chaco / Vipcomm)


A proteção dos zagueiros Welinton e Marcos González e do volante Rômulo, quase um terceiro defensor, falhou. Na esquerda, Magal não conseguiu marcar as subidas de Moacir. O Flamengo teve mais posse de bola (52% contra 48%), mas na maioria do tempo não soube o que fazer com ela. Um meio-campo sem criatividade, lento e pouco objetivo travou as jogadas ofensivas. Bottinelli e Kleberson não foram bem. Na frente, Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love se movimentaram, mas foram marcados sem dificuldades por Bruno Aguiar e Edcarlos. Love se enroscou tanto com os defensores que chegou a acertar uma cotovelada em Tobi, que sofreu um corte no rosto.

Antes da pressão do Sport, o time de Joel Santana só havia levado perigo aos 14 minutos, numa cobrança de falta de longe de R10 que passou perto do ângulo esquerdo de Magrão. Depois disso, só voltou a assustar no fim da primeira etapa. Após rápida cobrança de falta, Kleberson ficou livre para marcar, mas o goleiro fez bela defesa.

Leão abre vantagem, mas Fla responde

Reencontrar o torcedor na Primeira Divisão depois de dois longos anos fez bem ao Sport. Empurrado por uma Ilha do Retiro empolgada, o Leão foi à caça. Voltou para o segundo tempo pronto para decidir, tomar conta do campo e do jogo. O problema era vencer Paulo Victor. Em grande forma, o goleiro impediu que Marquinhos Gabriel marcasse. Aos nove, a cobrança de falta saiu forte e rasteira, mas PV caiu no cantinho esquerdo para espalmar. Pouco depois, aos 12, não houve chance. Moacir recebeu lançamento pela direita, passou por Magal sem dificuldades e chutou cruzado. A bola bateu em Léo Moura e voltou para o meio da área. Livre, Marquinhos Gabriel acertou o ângulo direito de Paulo Victor. Ilha do Retiro aos pulos: 1 a 0.

Os técnicos mexeram nas equipes. O interino Gustavo Bueno - Vagner Mancini assume nesta segunda-feira -, tirou Thiaguinho e Naldinho para as entradas de Renê e Diogo. Joel, que já havia trocado Rômulo (com câimbras) pelo estreante Amaral no intervalo, lançou Deivid no lugar de Bottinelli. O Sport seguiu na pressão e assustou na bola parada, mas por pouco não sofreu o empate, aos 20. Acionado por Deivid, Vagner Love ficou de frente para Magrão, mas tirou do goleiro e do gol. Chance incrível desperdiçada.

O erro do Artilheiro do Amor marcou o despertar do Flamengo. O time passou a ser mais agressivo, Léo Moura e Magal subiram para apoiar, e Deivid deu mais volume ao ataque. Aos 28, Kleberson encontrou Love entre Edcarlos e Tobi e conseguiu uma assistência precisa. O goleador não jogou a segunda chance fora. Toque na saída de Magrão, empate do Flamengo.

Algumas boas investidas ainda deram esperança aos flamenguistas que foram à Ilha de ver uma vitória na estreia, mas a zaga leonina soube se defender. A última grande chance, no entanto, foi do Sport, aos 44 minutos. Renê recebeu pela esquerda e cruzou na área. A bola passou por todo mundo e caiu nos pés de Moacir. O lateral cruzou, Welinton tentou afastar e bateu de joelho na bola, que tocou no travessão. As férias forçadas acabaram, mas o Deus-nos-acuda do Fla continua. Para o Leão, uma volta com disposição à elite.

DOMINGO, TODOS NO AMISTOSO DO ARRUDA, MOSTRANDO NOSSO AMOR PELO SANTA! #FICADM9

sábado, 19 de maio de 2012 0 comentários

O diretor de futebol do Santa Cruz, Constantino Júnior, confirmou que o bicampeão pernambucano fará um amistoso neste domingo, para a entrega de faixas de Campeões Pernambucanos, no Estádio do Arruda. O adversário desta vez será o CSA, que neste ano foi o terceiro colocado no Campeonato Alagoano e também está se preparando para o Campeonato Brasileiro Série D, contra o Vitória da Conquista-BA, em Maceió. O retrospecto do Santa Cruz em amistosos é bom, geralmente sempre vence amistosos marcados no Arruda.

Como este ano não está programada nenhuma ‘carreata’ do Santa Cruz, para comemorar o bicampeonato pernambucano, o jogo servirá para os torcedores corais comemorarem no Estádio do Arruda, pois, nenhuma carreata foi divulgada pela diretoria do Santa Cruz. O preço dos ingressos terá um valor único de R$ 20. Ao todo, 40 mil bilhetes foram colocados à venda para o jogo, que além da oportunidade para o torcedor festejar o bicampeonato, irá servir como forte renda para manter Dênis Marques, o predador coral e artilheiro do Campeonato Pernambucano que tem várias propostas de clubes grandes do país, e que pode deixar o Santa Cruz.

Torcida Coral, é muito importante comparecer ao Arruda, vai ser uma forma de agradecer os guerreiros por darem o bicampeonato que entrou para a história do Santa Cruz. Neste domingo, vá ao Arruda torcer e vibrar com o Mais Querido! Além de você torcer para seu clube de coração, irá ajudar o time a manter o Predador Coral DM9 e também fortalecer o elenco para a disputa do Brasileirão Série C. Esta partida foi idealizada principalmente como forma de arrecadação de dinheiro para a renovação do atacante Dênis Marques, o artilheiro do campeonato pernambucano que está na mira de vários clubes do Brasil.

A importância de Dênis Marques continuar no Santa Cruz para a Série C é imensa. Estávamos precisando de um atacante ‘matador’ e que fizesse gol, o Santa Cruz não tinha um desde 2011, quando o atacante Gilberto saiu do Tricolor e deixou muita saudade. Desta vez não podemos deixar o Predador sair do Santa Cruz, ele vai ser essencial para subirmos de divisão, e o torcedor coral já viu do que ele é capaz no Campeonato Pernambucano. Tanto é que foi o artilheiro do Campeonato.

Compareça ao Arruda, chame seus amigos, vá com sua família.

Domingo lugar de tricolor é no Arrudão!!


*********** *********** ***********

CBF muda fórmula de disputa da Série C do Brasileirão e agrada TV Globo com mata-mata

sábado, 7 de abril de 2012 0 comentários

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou na última terça-feira a nova fórmula de disputa da Série C do Campeonato Brasileiro e agradou à TV Globo, que passará a transmitir o torneio por meio do Sportv. A partir deste ano, os 20 clubes serão divididos em dois grupos de dez, onde se enfrentarão em turno e returno e depois os quatro melhores de cada chave se classificarão para a fase de mata-mata, sistema que agrada em cheio à emissora, que entende um torneio com fases eliminatórias como algo mais atrativo para o público.

A alteração feita pela entidade que comanda o futebol brasileiro foi o que motivou o canal esportivo a investir no torneio. Antes, os 20 times eram divididos em quatro grupos de cinco, o que fazia a Série C durar pouco mais de dois meses.

“Essa mudança torna o campeonato mais interessante para o público. Antes era um torneio insosso”, disse Marcelo Campos Pinto, diretor executivo de esportes da Globo
“A CBF teve a ideia de mudar a fórmula e estudaram com a televisão e patrocinadores uma saída interessante. Considero uma fórmula mais coerente”, disse Mauro Guerra, diretor de futebol do Oeste, um dos times que disputarão a Série C deste ano.

Com o novo formato, o campeonato terá início no dia 27 de maio. O campeão será conhecido apenas no final de novembro e, com isso, cada equipe disputará, no mínimo, 18 partidas, sempre aos finais de semana. Os oito melhores disputarão as quartas de final, semifinais e final.
A negociação pelos direitos de transmissão da Série C, diferente do que ocorreu nas divisões superiores, foi feita com a CBF e não individualmente. A confederação ficará responsável pela divisão da verba para os clubes. O valor total, no entanto, não foi divulgado.
Além do dinheiro que ganharão por conta da televisão, os clubes terão um aporte financeiro da própria CBF, que bancará o deslocamento das equipes para até 25 pessoas na delegação, transporte, estadia, alimentação, além de todas as despesas relativas à arbitragem. De acordo com os clubes, o valor não será fixo, já que haverá variação nas distâncias percorridas.
O acréscimo financeiro, tanto da televisão quanto da ajuda de custo da CBF, foi comemorada pelos clubes. “Nós vemos essa mudança de uma forma bastante positiva, dará mais estabilidade aos clubes. Aumentará a visibilidade, o que ajudará a atrair novos patrocinadores”, disse Constantino Barbosa Junior, diretor de futebol do Santa Cruz.

“Foi um passo que já precisava ter sido dado há tempos. Será uma forma de investir mais na formação da equipe”, afirmou Sérgio do Prado, diretor de futebol do Santo André.
Confira os 20 times que disputarão a Série C de 2012: Santa Cruz-PE, Cuiabá-MT, Salgueiro-PE, Duque de Caxias-RJ, Macaé-RJ, Águia-PA, Chapecoense-SC, Guarany-CE, Icasa-CE, Tupi-MG, Madureira-RJ, Caxias-RS, Araguaína-TO, Paysandu-PA, Fortaleza-CE, Vila Nova-GO, Brasiliense-DF, Luverdense-MT, Oeste-SP, Santo André-SP.